Castigo e Reabilitação

Nunca saberemos quantos vistos Aristides de Sousa Mendes terá assinado nas ruas, no carro, na fronteira, incluindo em documentos que não eram passaportes, desrespeitando as ordens do Governo português. António de Oliveira Salazar, que não tolerava desobediências e era pouco sensível a motivações humanitárias, determinou, após instrução de um processo disciplinar, a sua aposentação compulsiva da carreira consular.
Nesta sala, através de documentação, objetos e imagens, o visitante descobrirá toda a luta pela justiça travada em vida por Aristides de Sousa Mendes, bem como os grandes esforços ence-tados ao longo de décadas por parte da família Sousa Mendes, das famílias de refugiados que receberam vistos, de personalidades nacionais e internacionais, que permitiram reabilitar o seu bom nome e a sua memória.

Horário do Museu

terça a domingo 10h - 12:30 / 14h - 19h segunda encerrado

Localização do Museu

Av. Cristo Rei 46, 3430-618 Cabanas de Viriato

Este museu serve não apenas como um tributo ao homem que desafiou as ordens para salvar milhares de vidas, mas também como um centro educativo e de reflexão sobre os direitos humanos e a importância da coragem moral.